O controle emocional é algo que muito importante que interfere diretamente nas tomadas de decisões das pessoas. Essas decisões muitas vezes vão definir o seu sucesso em determinadas situações.
Nos investimentos esportivos, a emoção está presente a todo instante, e assim, saber controlar as emoções pode ser muito benéfico e te ajudar a ser lucrativo neste mercado.
Para ser um bom investidor esportivo, você precisa sempre estudar, aprender, conhecer e analisar o mercado, porém, somente o conhecimento não basta. As emoções têm grande interferência nas tomadas de decisões do investidor, e às vezes, agir pela emoção pode acabar custando caro.
Aprender as “artimanhas psicológicas” do investidor é uma ótima iniciativa para o caminho certo. Além da gestão de banca, outros fatores são fundamentais para sua jornada nos investimentos esportivos. Saber a hora de começar ou parar, podem definir seus resultados.
Nossa equipe preparou abaixo algumas orientações que podem lhe ajudar a ter um controle emocional nos investimentos esportivos.
Separe a razão da emoção
Você não deve deixar a emoção falar mais alto que a razão durante sua carreira como investidor esportivo. A razão serve para você se manter centrado e continuar fazendo o que deve ser feito. Se suas estratégias estão dando certo, é importante você continuar neste caminho e não se empolgar com os resultados a ponto de utilizar mais unidades do que foi planejado ou aumentar a stake para aproveitar a boa fase.
É claro que falar é muito mais fácil do que fazer, e o controle das emoções é algo difícil, principalmente para aqueles que estão iniciando neste ramo.
Dessa forma, o padrão a se seguir é que se você está indo bem em uma estratégia, continue nela. Não mude os valores imaginando que você nunca vai perder, pois o red é algo comum na vida dos investidores esportivos.
Como passar por uma bad run?
A bad run em sua tradução significa “corrida ruim”, e que no contexto dos investimentos esportivos significa quando o investidor para por uma sequência negativa com muitos red em um determinado período.
Para passar por isso, o investidor precisa entender que a bad run é algo que está presente nos investimentos esportivos e que uma hora ou outra, ela vai chegar. Seja um investidor profissional ou iniciante, a bad run aparece para todos.
Se você está passando por uma má fase, o aconselhável é não mudar de repente, e sim escolher outro mercado ou diminuir a quantidade do valor investido.
Imagem: Freepik
A autoconfiança também é um fator muito importante nestes momentos. Se você acredita em seu potencial, estuda o mercado, entende de investimentos e já obteve resultados positivos, mas está em um momento ruim, você não deve desanimar por conta do momento, afinal, Racionais MC’s já dizia:
Que o tempo ruim vai passar, é só uma fase
É preciso que você se sinta seguro e confortável, além do foco em bons resultados que você já obteve, e com isso, você trabalha diariamente o seu controle emocional.
Mantenha sempre a gestão de banca
Gestão de banca é um assunto muito importante que deve sempre ser frisado e relembrado.
Gerenciar sua banca seguindo a gestão, é um ótimo sinal de que você está com o controle emocional em dia nos investimentos esportivos. Seguir a gestão mesmo em momentos de uma ótima sequência, mostra que você não está deixando se levar pela emoção.
Imagem: Freepik
Para seguir rumo ao caminho de sucesso nos investimentos esportivos, você necessita gerenciar muito bem o capital, e o aconselhável é que você faça anotações e se possível, utilize planilhas para calcular os seus resultados.
O controle emocional está diretamente ligado à sua gestão de banca. Se ficou abalado por uma sequência de resultados ruins, continue focado nas suas stakes definidas e na gestão de sua banca.
Descanse e se cuide
É extremamente importante você ficar alerta para os sinais do seu corpo. O trabalho do investidor esportivo pode gerar muita tensão nos músculos, nervos e causa um enorme desgaste mental.
Com isso, em momentos em que você se sente desconfortável, com dores ou com a cabeça cheia a ponto de não se concentrar, é o momento de dar uma parada e descansar.
Imagem: Freepik
É importante também relaxar e aproveitar momentos com a sua família e amigos, e tirar um período para descansar e ficar sem realizar análises de jogos, entre outras atividades ligadas a isso.
Isso não significa que você deve parar no meio de uma temporada de investimentos e deixar de realizar as entradas em certos eventos e competições, mas sim que você precisa de um dia, um final de semana, ou até mesmo uma manhã, para que você passe esse tempo se divertindo e fugindo um pouco dos investimentos esportivos.
Cuidar do corpo também é extremamente importante. Pensando nisso, evitar tomar doses cavalares de cafeína, ou ingerir muito energético é um ótimo passo para se tornar mais saudável. É importante, também, tomar muita água, se alimentar corretamente e ter uma boa noite de sono, suficiente para descansar e ter um dia produtivo.
Este artigo visa lhe auxiliar a se manter centrado nos investimentos esportivos e te mostrar alguns pontos que você pode melhorar o seu controle emocional e se tornar lucrativo neste mercado.